sábado, 17 de dezembro de 2016

Sobre o Natal

Vamos falar do Natal ?
Eu sei que muita gente acha essa data uma hipocrisia sustentando a ideia de que as pessoas passam o ano fazendo bobagens e que no fim do ano viram todos bonzinhos. Ok. É uma forma de se pensar sobre este momento. Mas vamos tentar ver as coisas por outro ângulo.
Não é que as pessoas se "tornem boazinhas". Até porque ser bonzinho independe de datas. Ser bonzinho é também um conceito muito relativo. O que você considera em " ser bonzinho"?
O que eu penso é que, embora a História diga o contrário, a gente passou a associar a data ao nascimento de Cristo. Por mais que a gente saiba que isso não aconteceu nesta data , a gente terminou incorporando essa ideia. A data do nascimento de Cristo não é mencionada na Bíblia - livro que contém informações importantes na montagem da história da fé cristã. Há quem afirme que Jesus tenha nascido em Janeiro, outros afirmam que o nascimento ocorreu em abril. No entanto, ficou estipulado pelas igrejas ocidentais que o 25 de Dezembro é o dia da celebração do seu nascimento. Existe uma data enfim incorporada a nossa cultura e que tem um significado muito bonito: o nascimento de um homem que teve uma importância tão grandiosa que a própria História se utiliza dele na marcação do tempo - datas antes de Cristo (a.C) e datas depois de Cristo ( d.C.) .
O maior personagem de toda a história mundial é lembrado por quase todos os povos no mesmo dia. Não se tem ideia da magnitude , em termos místicos, do grau de energia que é emanada por todos nós nesta data. Estamos todos preparando ceias deliciosas para a família , presenteando os que são amados por nós , estamos todos numa mesma sintonia de compaixão , fé, otimismo, pensamentos positivos, abraços , desejo de confraternização. Eu disse todos ! Dá pra imaginar a magnitude dessa energia?
Só podia dar nisso: " todos se tormam bonzinhos". E que maravilha é poder pensar que em algum momento de todos os 365 dias do ano, todas as pessoas estão dando o seu melhor, estão olhando uns aos outros com mais compaixão e que estamos vibrando em sintonias positivas.
Eu amo o Natal porque ele nos obriga a ter um olhar mais doce para o mundo e nos faz repensar o quanto é maravilhoso cozinhar com amor, abraçar forte , presentear quem amamos e ver o sorriso estampado no rosto .
Não vejo nada de hipocrisia na data. Vejo , sim, oportunidade de nos tornarmos melhores e de enxergar o melhor das pessoas também.
Se não sabemos ser assim dia a dia , nos 365 correntes dias do ano, que pelo menos haja um dia em que assim se possa ser e fazer. Quem sabe as pessoas não gostem da sensação experimentada nesta noite e não queiram levá-la por todo o resto da sua vida?
No Natal , não dá pra ser feio nas atitudes, nos pensamentos , nos sentimentos. Não dá porque lembramos que aquele certo homem veio ao mundo e nos deixou mensagens incríveis de humanidade e de paz. E é certo: ao menos uma vez , estamos todos sintonizados em função da alegria e do renascer de uma forma mais digna. Lá no Universo deve fazer todas diferença ver tantas energias boas fluindo juntas.

Feliz Natal a todos e que possamos fechar mais um ciclo em nossa vida com gratidão e com muita paz.

Sonia Cavalcante

Nenhum comentário:

Postar um comentário