terça-feira, 8 de novembro de 2016

Qual é o problema de ficar mais velha ?

Surgiu uma conversa entre amigos sobre idade. Sempre tem alguém que se nega a dizer a idade que tem. Eu fico meio que sem entender a razão.
Tenho cinquenta e um anos. E de uma forma grosseira , mas realista , posso dizer que ultrapassei meio século de vida. Isso pra mim é uma honra numa época em que corremos contra o tempo , nos estressamos no dia a dia e cresce nas estatísticas o índice de mortes por infarto e a ocorrência de doenças como a depressão , na qual se morre todos os dias.
Hoje se anda atrás da juventude como se ela fosse a melhor coisa do mundo. Plásticas, botox, alimentação diferenciada e tudo pra atingir a aparência jovial. Nada contra. Mas envelhecer faz parte e parece que estamos esquecendo dessa lei da vida. Também esquecemos do quanto a juventude é conflituosa, do quanto sofremos escandalosamente por amores que se vão, que não somos donos do nariz, que temos que seguir regras com as quais não concordamos porque na juventude não sabemos exatamente quem somos e o que queremos. A tentativa é reter o melhor da juventude. Mas que melhor é esse? O corpo intacto, perfeito, nenhuma ruga? Não ! O melhor da juventude ficou na juventude e dela não podemos arrancar. Tiramos as rugas, mas não podemos colocar no lugar delas a vitalidade, a disposição do corpo, a ousadia de quem ainda vê pela frente anos luz pra consertar alguns enganos e tropeços. Têm coisas que não se resgatam mais. Ficam exatamente onde devem ficar.
Cada idade tem sua beleza. Reconheço que perdi muitas coisas nestes 51 anos de caminhada. Mas também ganhei muito. Minha pele já não é a mesma de quando eu tinha lá meus 18 anos. Mas por ter a certeza hoje de que já não tenho tais anos luz pela frente, não me permito perder tempo com bobagens e algumas pedrinhas. Corro pra viver e viver feliz porque só isso é que pode estar presente em qualquer época de nossa vida: ser feliz. É o suficiente pra qualquer um.
Brinco mais , dou gargalhadas altas e pouco me importa hoje se alguém acha feio. Uso chapéu , lenços no pescoço, saltos ou uma sandália de dedo quando bem me convém. Não discuto por menos do que realmente é valoroso pra mim ... Amo e amo muito. Ando apreciando paisagens e adorando conhecer lugares diferentes do que é a cidade onde nasci e moro. Arrisco algumas ideias novas, alguns conceitos , mas sei bem dizer quem eu sou , o que gosto e o que não gosto. Para mim , já é um bom começo.
Somos todos fases. Posso até querer me esconder para o mundo atrás das plásticas e dos preenchimentos das rugas. Posso negar a idade pra todo mundo. Porém não posso negar para mim. E se não posso negar para mim, não vejo realmente razão alguma para negar para o mundo. Afinal aprendi em mais de meio século a me priorizar , me respeitar , me aceitar exatamente com todas as limitações de cada fase , assim como as minhas perdas e os meus ganhos.
Isso , ainda é importante. Reconhecer que melhoramos tanto em tantas coisas, as quais vão muito além da superficialidade de um rosto sem rugas e um corpo perfeito.


Sonia Cavalcante

Nenhum comentário:

Postar um comentário