quinta-feira, 3 de novembro de 2016

Thammy, seja quem é!

Eu fico pensando em como as pessoas se consideram aptas a dizer o que é certo ou errado na vida de alguém. Ontem assisti a uma entrevista com o artista Thammy ( pra quem não conhece,  filho da cantora Gretech), que por não se sentir mulher resolveu fazer uma cirurgia para tirar os seios.
A trajetória desde a descoberta da sua transexualidade até assumi-la não foi fácil, como tudo o que quebra as regras do tido como " normal", e percorreu desde as broncas , proibições, tapas da mãe até levá-la a uma igreja onde seria exorcisada. Pasmei ! EXORCISADA ! É difícil entender uma imposição  dessa a um ser humano que só exerce seu direito de ser quem é. Ser quem é custa caro, Thammy! Lamentavelmente vivemos num mundo onde os olhares são avaliativos e críticos a tudo o que fazemos. As regras são claras: seja como todo mundo é e não importa se isso nos deixará felizes ou não. Felicidade me parece ser um artigo de luxo e cheio de normas.
São os meus , os nossos parâmetros que prevalecem quando consideramos estar capacitados para concordar ou discordar com alguma coisa no outro. E quem falou que precisamos concordar ou discordar?
Deixemos os laços frouxos, os nós desatados e tenhamos a decência de nos percebermos pequenos demais para considerarmos os  assuntos alheios. Não diz respeito a mim nem a ninguém os caminhos por onde cada ser humano passa.
Imagine- se tendo que deixar de ser quem você é porque alguém resolveu afirmar que o certo é você ser como eu sou.
Não me cabe na cabeça que em uma  época em que o mundo grita pelo respeito às diversidades, em uma época em que o mundo grita pela solidariedade , as pessoas com seus ouvidos tampados estampem seus preconceitos em cada esquina. O belo e o feio de cada um , vale lembrar, depende absurdamente do referencial adotado. Não há regras para ser feliz, não há regras quando se trata de olhar o ser humano e seu universo pleno e amplo.
Que todos os " Thammys" sigam seu caminho em paz sendo respeitados e admirados pela coragem de ser quem são. Tarefa difícil neste caos que é a nossa  prepotência de nos acharmos sábios e peritos sobre o certo e o errado.
Thammy, seja muito feliz sempre!

Sonia Cavalcante

Nenhum comentário:

Postar um comentário