sexta-feira, 21 de outubro de 2016

Arrependimentos

Se me arrependo de alguma coisa na vida? De muitas coisas, é claro!
De ter mantido meus pés num sapato que provocava dor só porque eu estava em público. Aguentar dor pra dar satisfação ao mundo? Jurem que logo eu fiz isso. Simplesmente inútil! O mundo não olha para o que está te incomodando. O mundo sequer olha para sua dor. Ela é toda sua. Fique à vontade para abraçá-la quando quiser.
Me arrependo também de não ter guardado com mais cuidado minhas fotografias. Fotografias são registros do tempo. Nelas nada se perde. Está ali para sempre o seu olhar, aquele sorriso de alguém que você não quer esquecer por nada. Está ali a emoção que você sentiu ao ver seu filho andando pela primeira vez... É uma insanidade não tomar conta de suas fotografias como se fossem verdadeiros tesouros - e elas são! É tudo o que lhe restará algum dia.
Me arrependo de não ter gritado quando todos esperavam que eu silenciasse. E de ter silenciado quando todos esperavam que gritasse. Afinal , por que temos que ser tão previsíveis? Ser tudo o que ninguém espera também faz parte do nosso todo enquanto ser em construção.
É utopia  a gente olhar para trás e pensar que não se arrepende de nada. A gente foi tão correto assim na caminhada ? O arrependimento é,  de certa forma, uma maneira de reconhecer que o passado poderia ter sido diferente - e sempre  poderia - sentimento próprio da natureza humana chamado de insatisfação. Sempre se dá de cara com a nostalgia de que tudo poderia ter sido melhor ou ainda melhor... Só reconhecendo os erros e tropeços que se deu é que a gente consegue fazer esse melhor hoje.
Então eu digo: me arrependo de muitas coisas, sim! E atirem a primeira pedra quem não cometeu crimes com seu destino por aí.

Sonia Cavalcante

Nenhum comentário:

Postar um comentário