quinta-feira, 27 de outubro de 2016

Ser Homo ou Heterossexual?

Ontem o programa da apresentadora Luciana Gimenez trouxe artistas que se converteram em uma religião e que , por esta razão , mudaram suas condutas diante da vida. Dentre essas pessoas uma me chamou a atenção por ser hoje um pastor que " se converteu na heterossexualidade"  porque resolveu " seguir a palavra de Deus ". Sei. Vamos discutir sobre isso.
Em primeiro lugar , temos que entender que a Bíblia , livro onde se supõe estar a " palavra de Deus " , é dividida em Velho e Novo Testamento. A maioria das Igrejas evangélicas utilizam as palavras do Velho Testamento, onde encontramos um Deus castigador, punitivo e severo. É nesta parte também que encontramos a prática , por exemplo, de sacrifícios humanos em rituais religiosos. Todas as teses do Velho Testamento mudam com a vinda de Jesus Cristo que nos traz um Deus mais paterno e misericordioso. Longe de mim discutir os procedimentos de Deus ao longo da história , muito embora eu goste mais do Deus atual. Neste livro Sagrado é condenada,  sim,  a homossexualidade. Mas esta condenação não se dá em função de sentimentos e sim em função de não ser uma relação voltada pra procriação. Qualquer relação que não tenha esse objetivo , é condenada pela Bíblia, assim como um homem deitar com outra mulher que não seja a sua ( afinal um filho neste caso seria " chave de cadeia " para ambos ), um homem ter relação com uma mulher durante seu período menstrual e por aí vamos. Portanto, um casal heterossexual que fizer sexo por prazer apenas , sem a intenção de gerar uma vida, comete o mesmo " pecado" que um casal homossexual.
Outra questão a ser avaliada aqui é a conotação que se tenta dar a pessoas que " deixaram de ser homossexuais" - os então chamados ex-gays.
Primeiro, ser gay não é uma escolha. A homossexualidade é um caminho muito difícil de ser percorrido tendo em vista a necessidade de enfrentamento do preconceito ainda tão atuante em nossos dias. Isso traz muito sofrimento porque todas as pessoas querem ser aceitas por suas famílias e grupos sociais. Quem escolhe percorrer os caminhos mais árduos e difíceis ? Ninguém acorda um dia , se olha no espelho e resolve ser homo ou heterossexual. Não se trata de escolha. Talvez se trate de se ter ou não se ter coragem de assumir. Existem pessoas , por exemplo, que viveram muitos anos relacionamentos heteros e, num dado momento, quando conquistam sua independência financeira e se sentem mais aptos a pagar o preço da sua condição , mudam suas relações para as homossexuais. Já existe a coragem de se assumir como tal.
Mas , e quando o inverso ocorre? Eu não acredito que uma pessoa busque, por livre e espontânea vontade , percorrer caminhos mais difíceis para depois irem para os mais fáceis. Não acredito que seja necessário ter coragem para se assumir hetero, já que ser hetero é considerado normal. Com ou sem independência financeira, por exemplo, se pode ser hetero sem maiores perturbações. Portanto, não concordo com a afirmativa de que existam ex- gays, muito embora eu ache que cada história de vida é uma história , e que somos todos mutantes diante das diversidades das circunstâncias vividas por cada indivíduo.
E , por favor, não esqueçam de que existem pessoas bissexuais. Sim, é possível não se limitar a este ou àquele padrão. Há pessoas que não se denominam nem isso e nem aquilo. Elas amam e ponto final sem que seja necessária nenhuma argumentação ou classificação para isso.

Sonia Cavalcante

Nenhum comentário:

Postar um comentário